Publicada em 17 de Junho de 2013 �s 16h00
Na manhã desta segunda-feira (17), duas professoras norte-americanas visitaram o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral - Cefti Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina.
Erica Schmee, do estado americano de Montana, e Tami Eweel, de Utah, acompanhadas pelo professor e diretor do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José, Alexandre Oliveira, conheceram as instalações do Cefti e vivenciaram um pouco do dia a dia da escola piauiense.
"Tudo aqui é bem diferente do que imaginávamos das escolas brasileiras. É surpreendente, principalmente, quando observamos as atividades desenvolvidas, como a dança, música e as oficinas que formam não só alunos, mas também cidadãos", enfatizou a professora de língua inglesa, Tami Eweel.
Os alunos, com suas bandeirolas dos Estados Unidos, receberam os visitantes de uma forma bem calorosa. Apresentação musical, número de ginástica rítmica, orações e ainda a execução do hino nacional brasileiro.
A visita das professoras ao Piauí se dá a partir da execução do Programa "Teachers for Global Classrom", um Programa organizado e desenvolvido pelo Departamento de Estado dos EUA, onde os mestres selecionados se deslocam a diversos países, como: Índia, Venezuela, Indonésia, Marrocos e muitos outros.
Alexandre Oliveira explica qual a intenção do trabalho. "O objetivo é trocar experiências com professores de outros países. Falamos da vivência em sala de aula, didática aplicada e realizamos capacitações, é engrandecedor", comenta o diretor do Centro de Línguas.
No Brasil, sete escolas foram selecionadas para receber professores norte-americanos. No Nordeste, apenas o Centro piauiense de Línguas Padre Raimundo José foi contemplado. "Ser uma das poucas beneficiadas é um orgulho, mas também uma grande responsabilidade. Essa é a 3° vez que recebemos pessoas de fora e podemos dizer que é uma super experiência", finaliza Alexandre.
O "Teachers for Global Classrom" é uma parceria entre os Governos brasileiro e americano, totalmente custeado pelos EUA.
Surpresas com a gestão escolar e com os altos resultados educacionais alcançados pelo Cefti, Erica e Tami elogiaram a Escola e falaram de como se sentiram durante a visita. "Percebemos uma boa atmosfera, é um bom sentimento. Os professores gostam de estar aqui e os alunos também demonstram essa satisfação, se sentem bem em vir à Escola", comentou a professora Erica que ensina História, Geografia e Política nos Estados Unidos.
Erica e Tami ficam no Piauí até o dia 25 de junho. Elas ainda visitam Escolas de Teresina e o Centro de Línguas da cidade de Parnaíba.