Publicada em 25 de Setembro de 2015 �s 16h43
A coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Piauí realizou a formatura de 33 novos policiais no Curso Nacional de Instrutores. Também estiveram presentes na solenidade representantes de outros estados como Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Segundo a coordenadora do Proed no Piauí, major Elizabete Lima, o curso teve duração de 15 dias e capacita novos monitores para o programa. "O resultado deste curso é que mais 10 municípios piauienses serão atendidos com o projeto", explicou. Atualmente, o Proerd atende 62 municípios piauienses e nos últimos três anos 63 mil crianças foram contempladas.
O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, esteve no evento e falou da importância da prevenção no combate à violência. "É com muito orgulho que participo hoje desta solenidade de formatura. Apoiamos a prática porque acreditamos que a prevenção deve iniciar das nossas crianças", disse.
O Proerd já existe há 10 anos no Piauí. A solenidade de formatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), no Sesc Praia.
O que é o Proerd O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
Ele consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.