O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está realizando uma fiscalização em fornecedores e farmácias de Teresina. A medida se deu devido a quantidade de denúncias que o órgão tem recebido com relação ao aumento nos preços de máscaras e álcool em gel. Duas farmácias e uma distribuidora já foram autuados por preços abusivos nesta quarta-feira (18).
De acordo com o Arimatéa Arêa Leão, chefe da Fiscalização do Procon, muitos locais estão com preços abusivos por conta da grande procura. “Encontramos uma grande quantidade de farmácias com um inflacionamento do álcool em gel e estamos autuando esses locais. Se eles insistirem, nós vamos autuar novamente”, disse.
De acordo com o órgão, em alguns lugares o preço da caixa de máscaras com 50 unidades, que antes custava R$ 20, estava sendo vendida por R$ 189, um aumento de quase 300%. Arimatéia ressaltou que duas farmácias e uma distribuidora já foram autuadas por conta dos preços elevados.
“Não justifica elevar o preço dessa forma. Nós damos o prazo o 15 dias para justificar a prática abusiva, depois disso o Procon vai da a decisão final sobre o arquivamento ou pagamento de multa”, informou.
O Procon já recebeu mais de 50 denúncias sobre as altas nos valores. Para que o consumidor possa realizar a reclamação é necessário ter a nota fiscal do produto. O Procon disponibiliza o número 86 3216-4550 para a população entrar em contato.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações: