A tradicional procissão desta Sexta-feira Santa (30) lotou as ruas do Centro de Teresina e uniu milhares de cristãos em uma caminhada de fé e reflexão. Os fiéis carregaram as imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora das Dores da Catedral de Teresina até a Igreja São Benedito, e aproveitaram para pagar promessas e pedir novas bênçãos.
Durante a tarde de sexta-feira, centenas de fiéis lotaram a Catedral de Teresina para assistir a celebração da Paixão do Senhor. “Isso significa que seu sacrifício redentor, que o sangue dele na cruz como que regou a humanidade para florescer a fé, florescer a adesão ao seu evangelho”, disse o Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina.
Em seguida, os fieis enfrentaram a chuva e deixaram a catedral de Teresina em procissão levando o Senhor Morto, imagem em que Jesus aparece dentro de um caixão, seguido pela imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão terminou durante a noite, com a chegada à Igreja São Benedito.
Diversos cristãos aproveitam a oportunidade para pedir bênçãos e pagar promessas. Para os católicos a Sexta-feira Santa é um dia dedicado à reflexão e leitura das sagradas escrituras, à adoração da cruz e da sagrada comunhão. É momento em que as atenções se voltam para a morte de Cristo. Dezenas foram à procissão vestindo roupas roxas, em referência ao luto pela morte de Jesus.