Na manhã desta segunda feira (15) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí recebeu pedido de instauração de ação penal contra os prefeitos de Canto do Buriti e Flores do Piauí.
Os gestores municipais: Nilmar Valente e Raimundo Gonzada dos Santos são acusados de compra de voto.
As duas ações penais contra os gestores foram aprovados por unanimidade pelo TRE-PI que vai abrir o processo de apuração das denúncias nos municípios.
O advogado Norberto Campelo, que representa o município de Flores do Piauí e Daniel Marinho, que representa Canto do Buriti, alegam que as denúncias são inconsistentes e que vão aguardar o desenrolar da apuração para que isso seja comprovado de fato.
Outro processo que constava na pauta de hoje do TRE-PI para julgamento era contra o Governador Wilson Martins. Mas a representação contra o governador foi retirada da pauta. Isso porque o TRE-PI pediu vistas do processo que volta para o Ministério Público Eleitoral.
O foco da acusação são placas de obras com logomarca do governo do estado que não teriam sido retiradas na campanha eleitoral do ano passado.
A assessoria jurídica do governador representada pela advogada Andreia Araújo alega que não entende o porque do pedido de vistas do processo, mas garante após a conclusão do trabalho feito pelo MPE, tudo será esclarecido.
Por enquanto, não há previsão para que o caso seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.