Um problema de informática levou à suspensão por uma hora e meia da decolagem de pelo menos 100 aviões nos aeroportos do sul da Califórnia, nesta quarta-feira, incluindo o Internacional de Los Angeles, informaram as autoridades aeronáuticas americanas.
"O centro de controle aéreo da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) em Los Angeles teve problemas técnicos, que afetaram o aeroporto internacional LAX e os da região de Los Angeles, além do aeroporto internacional de San Diego (sudoeste)", explicaram as autoridades.
Essa situação obrigou a FAA a emitir, às 14h (18h de Brasília), uma "ordem nacional de permanência no solo" para todos os voos que ainda não haviam decolado do sul da Califórnia e para os que deveriam se dirigir para o estado.
Alguns voos que já estavam a caminho foram desviados, mas a maioria conseguiu aterrissar em seu aeroporto de destino, apesar do imprevisto.
"A agência restaurou o sistema pouco a pouco", garantiu a FAA, que suspendeu a ordem pouco antes das 15h30 (19h30 de Brasília).
No aeroporto internacional de Los Angeles - terceira superfície com maior tráfego aéreo no mundo e 66 milhões de passageiros em 2013 -, cerca de 30 aviões permaneceram parados nas pistas à espera de receber a autorização para decolar, disseram fontes oficiais.
As autoridades permitiram que os passageiros que já haviam embarcado voltassem para as salas de espera dos terminais.
Alguns aeroportos da costa leste, como o de Washington, D.C., e os de Nova York, registraram alguns atrasos em função do "bug".
A FAA espera que os aeroportos operem com normalidade nas próximas horas.