Publicada em 08 de Outubro de 2013 �s 13h21
A prática de esportes no ambiente escolar vem ganhando força no Piauí. Várias equipes estudantis criadas nos centros de ensino da rede pública se destacam cada vez mais em campeonatos regionais e nacionais. No Estado, um novo desafio será lançado aos jovens atletas. Em sua primeira edição, os Jogos da Juventude Piauiense (Jojups) buscam estimular a integração da comunidade escolar, além de contribuir na formação da cidadania dos alunos.
A primeira etapa (municipal) dos Jojups acontece de 15 a 30 de outubro, simultaneamente, em Teresina e em outras 11 cidades. Nesta edição, têm prioridade os estudantes de 15 a 17 anos. Manoel Batista, coordenador dos jogos na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), fala que o Governo do Piauí dará todo o suporte para a realização do campeonato. “Todo o material esportivo será disponibilizado pelo Governo Estadual durante as competições”, afirma.
Entre as modalidades que compõem os Jogos da Juventude Piauiense, estão futsal, handebol e voleibol, todos na categoria masculino. Já a segunda etapa (Regional) irá acontecer de 13 a 16 de novembro nas cidades de Picos e Parnaíba. As equipes que conseguirem chegar à grande final, que acontecerá em Teresina, irão brigar pelo título dos Jojups no período de 4 a 7 de dezembro.
Vale ressaltar que os jogos acontecem nas quadras poliesportivas recém-construídas pelo Governo do Estado, através da Seduc, em várias escolas do Piauí. Só em Teresina, 53 escolas receberam novos ambientes voltados para a prática de esportes. No interior do Estado, a política de expansão de reforma e construção de quadras também segue em ritmo acelerado. Em 50 anos, foram construídas 50 quadras poliesportivas e, de 2011 até agora, ou seja, em dois anos, já são mais de 84 novos espaços nas escolas da rede pública piauiense.
De acordo com o secretário Átila Lira, essa política de investimentos faz parte de um programa do Governo Estadual para apoiar o aluno em sua formação cultural e social. “Essas novas quadras e essas competições estudantis são ações que nós temos desenvolvido com o objetivo de estimular a prática de esportes como complemento dos trabalhos pedagógicos da sala de aula. O governador Wilson Martins já autorizou e nós vamos construir e reformar mais quadras nas nossas escolas”, concluiu o secretário.