A Polícia Rodoviária Federal (PRF) espera aumento no fluxo das rodovias a partir desta quinta-feira (31) por conta do feriado de Corpus Christi e início do Festival de Inverno, em Pedro II. Desde da meia-noite até domingo (3), o órgão faz policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários com maior incidência de acidentes graves.
Durante os cinco dias de operação, a PRF também contará com reforço na fiscalização de motocicletas, com foco nas infrações que potencializam a ocorrência de acidentes e sua gravidade, como o não uso do capacete, equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação e habilitação. Além do patrulhamento ostensivo, o órgão também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.
"As saídas de Teresina e a chegada são os momentos mais críticos, onde são registrados engarrafamentos e infrações como excesso de velocidade e ultrapassagem em locais proibidos. Os motoristas precisam ter cuidados com os pontos com maiores registros de acidentes, como as curvas depois de Buriti dos Lopes e próximo de Parnaíba", informou o inspetor Jean Paiva.
Em alguns postos da PRF, o condutor será convidado a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.
O inspetor lembrou de algumas condutas aos motoristas para prevenir acidentes: respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.