Mais de 60 pássaros que estavam sendo transportados em gaiolas foram libertados por policiais rodoviários na última sexta-feira (31), durante uma abordagem a um ônibus, na cidade de Picos.
Os 63 pássaros, da espécie canário da terra, foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal na bagagem de um homem de 57 anos que não teve a identidade divulgada. O ônibus saiu de Brasília com destino a Patos, na Paraíba.
As gaiolas com os animais estavam junto com o homem que as transportava, na última poltrona do veículo. Depois do resgate, os pássaros foram libertados em uma região de mata.
Segundo a PRF, os animais estavam sem a devida documentação e em situação de maus-tratos, sendo transportados sem possibilidade de hidratação, sem ventilação adequada e com pouca mobilidade.
Questionado pelos policiais, o homem informou serem seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros quando chegasse ao destino, em Patos.
O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e deve responder pelo crime de maus-tratos contra animais.