Um ônibus clandestino que transportava 35 passageiros foi apreendido na manhã desta terça-feira (12) na cidade de Campo Maior, a 81 km de Teresina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo que vinha da cidade de São Paulo (SP) tinha como destinos os municípios de Castelo do Piauí e Boa Hora.
Segundo a PRF, o ônibus possivelmente poderia estar utilizando desvios e ainda não havia sido inspecionado pelas barreiras sanitárias instaladas no estado para evitar o contágio do coronavírus.
Os 35 passageiros que estavam sendo transportados de forma clandestina foram encaminhados para o município de Boa Hora, onde passaram por exames e foi verificado que nenhum deles apresentava sintomas da Covid-19. Os passageiros receberam a orientação de permanecer em quarentena durante sete dias.
Ainda segundo a PRF, 151 ônibus que acessaram o estado através das rodovias federais piauienses e um total de 5.184 passageiros já foram abordados desde o início do decreto do Governo do Piauí, que estabelece o isolamento social para evitar a disseminação no novo coronavírus.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.