Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia
Imagem: ReutersClique para ampliarPetro Poroshenko, presidente da Ucrânia O presidente da Ucrânia Petro Poroshenko anunciou nesta quarta-feira que vai decretar um cessar-fogo unilateral como parte de um plano de paz para encerrar os conflitos no leste ucraniano, onde tropas do governo combatem milícias separatistas pró-russas. De acordo com a agência ucraniana Interfax, Poroshenko disse que pretende colocar o plano em prática “em breve”.
Poroshenko afirmou que o prazo de vigência da trégua será curto e que durante esse período as milícias separatistas deverão entregar suas armas e aqueles que desejarem poderão deixar a Ucrânia. As declarações aconteceram após um telefonema entre Poroshenko e o presidente russo Vladimir Putin. O Kremlin confirmou que a possibilidade de um cessar-fogo foi discutida na conversa entre os dois governantes. saiba mais Ucrânia: separatistas derrubam avião militar e matam 49 Novo presidente da Ucrânia diz que Crimeia foi, é e será ucraniana Kiev anuncia que matou mais de 300 separatistas em 24 horas Exército ucraniano lança ofensiva anti-rebeldes em Slaviansk Rebeldes atacam guardas de fronteira no leste da Ucrânia Leia mais sobre Crise da Ucrânia
O presidente ucraniano declarou que o cessar-fogo terá início imediatamente após a sua ordem. Um membro do governo ucraniano ouvido pela rede britânica BBC afirmou que a trégua pode ser anunciada em “horas ou dias”.
Tensão – Nos últimos dias, as forças ucranianas aceleraram o avanço contra os separatistas pró-Rússia. Ucrânia e Estados Unidos acusam a Rússia de enviar soldados, tanques e armamentos aos rebeldes, mas Moscou nega. Na segunda-feira, Poroshenko disse que um cessar fogo poderia ser anunciado até essa semana se a fronteira estiver segura.
Com a justificativa de proteger a ind?stria nacional e aumentar a arrecada??o, o governo de Luiz In?cio Lula da Silva pretende adotar medidas que podem deixar as compras...