O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Planejamento, realizou, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o Seminário "Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional', com a participação de técnicos e professores universitários onde discute. O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), participou do evento que começou no último dia 30 e foi encerrado hoje.
Na ocasião, foi discutido com representantes da Codevasf (Companhia de Desenvolimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) uma palestra sobre a “Nova Política de Desenvolvimento Regional”. Houve uma discussão na primeira Mesa de Debates sobre 'Desenvolvimento, Território e Pactuação com professores universitários. "A discussão sobre o planejamento do Piauí, dos nossos projetos não pode parar, precisamos estar sempre buscando novas formas para o desenvolvimento e isso só se faz com bons projetos", afirmou o presidente da Casa.
O secretário Antônio Neto, de Planejamento, afirmou que o objetivo do seminário com especialistas é buscar sugestões com especialistas que poderão 'ser aproveitadas para o Plano Plurianual do Estado do Piauí para o período de 2016 – 2019.
Segundo o secretário de Planejamento o Governo do Estado busca informações e estratégias para nova integração e aproximação com as universidades, através das pesquisas e os estudos para melhorar o processo de desenvolvimento público do Piauí.
Além disso, haverá uma série de debates para colher estratégias de desenvolvimento econômico para o Piauí.
Com economistas e outros professores foi debatido questões sobre as “Estratégias do Desenvolvimento e Financiamento
Federalismo – Antônio Neto explicou que o “ federalismo surgiu quando da Constituição Federal de 1988. A partir do pacto federativo tem se multiplicado os estudos e propostas no campo das diversas áreas da gestão pública. Também está previsto para o segundo semestre desse ano outro Seminário para debater, em outubro, o “Federalismo e Políticas Sociais”.
Emerson Brandão - Edição: Katya D'Angelles