O presidente nacional do PT, Rui Falcão, descartou a possibilidade de intervenção no Diretório do PT no Piauí por conta da disputa interna sobre as eleições de outubro na capital Teresina. Ele ainda pediu que os filiados acalmem os ânimos no debate. A informação foi repassada por petistas que defendem a aliança com o PTB, do prefeito Elmano Férrer, que participaram de reunião ontem (9) com a liderança em Brasília (DF).
Entre os petistas reunidos com Rui Falcão estavam os deputados estaduais Cícero Magalhães e Flora Izabel, e o presidente do Diretório Municipal do PT em Teresina, Francisco Sales. Nem o deputado Fábio Novo, presidente do Diretório Estadual, ou qualquer defensor da candidatura própria participou do encontro.
O Partido dos Trabalhadores se reúne na capital federal nesta sexta-feira (10) para comemorar seus 32 anos de fundação.
Magalhães disse que a orientação de Rui Falcão foi para que o debate em Teresina seja feito sem afetar a imagem do partido, que deve respeitar suas resoluções. "O presidente, por várias vezes, afirmou que não haverá intervenção", disse o deputado.
Flora Izabel reafirmou que o presidente pediu para que os petistas "baixem a guarda" e também confirmou que não haverá intervenção em Teresina.
A definição sobre qual posição o PT deve tomar em Teresina só se dará no final de março. Os petistas, até agora, se dividem em duas opções: apoiar o PTB em Teresina já visando as eleições estaduais em 2014 ou lançar candidatura própria, tendo como principal nome o da deputada estadual Rejane Dias (PT).