O deputado Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) fez na manhã desta quarta-feira (28) a convocatória para a realização de reunião conjunta de 4 comissões na próxima segunda-feira (2). A convocatória foi lembrada pelo deputado Nerinho (PTB) que lembrou a necessidade de limpar a pauta de votação de algumas comissões. Segundo ele ficou ficou acordado com o líder do Governo, que será realizada uma reunião conjuntana sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), às 9 horas, das Comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública, Infraestrutura e Finanças.
Francisco Limma (PT), líder do Governo reafirmou a importância de se intensificar as votações, nas comissões, inclusive na próxima segunda-feira, para limpara a pauta de 2019.A previsão para início de recesso é 20 de dezembro. O presidente Themístocles explicou que durante o recesso é a época em que mais os parlamentares trabalham, porque eles aproveitam esse tempo, para visitar suas bases, nos municípios do Estado, além de outras várias cidades.
Emendas - O presidente Themístocles Filho informou aos deputados que foi encaminhado aos parlamentares, pelo gabinte do deputado João Mádison (MDB), um documento explicativo a respeito das emendas parlamentares. “É uma regulamentação de como é que vai acontecer. Estou informando, para que cada deputado tome as devidas providências", lembrou.
Sessão especial - Na segunda-feira (2) também será realizada sessão solene em homenagem aos sessenta anos de Iate Clube de Teresina, requerimento do deputado Marden Menezes (PSDB). A outra solenidade que acontece também na segunda-feira é a entrega do título de cidadão piauiense, ao senhor Vicente de Paula da Silva, deputado federal do estado de São Paulo, proposição do deputado Franzé Silva (PT).
Estradas - Também se pronunciou no tempo de dois minutos, a deputada Teresa Britto (PV), que registrou a presença do secretário de Cultura do município de Alegrete do Piauí, Iago Sousa e destacou também sua visita a cidade de Pavussu e Rio Grande do Piauí. A deputado disse estar preocupada com a situação das estradas. “Já solicitamos ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), para que possa fazer a recuperação dessas estradas, antes das chuvas”, afirmou. Teresa Britto disse que também lhe chamou à atenção o trecho da PI-248, que dá acesso de Rio Grande a Pavussu, onde a obras de paviment6ação asfáltica foi iniciada há três governos e não concluída.Segundo Themístocles Filho, as informações fornecidas a respeito da questão é de que no Piauí pouco mais de 5 mil quilômetros de estradas precisam de reformas. Segundo ele a diretoria do DER informa que é necessário meio bilhão de reais para recuperar toda a malha viária. “Eu acredito que no momento em que o Estado do Piauí receber os recursos do empréstimo, a prioridade será a recuperação de todas essas estradas”, reiterou.
Posse - O deputado Ziza Carvalho (PT) tomou posse com o afastamento da deputada Janaína Marques, que assumiu a Secretaria de Infraestrutura.
Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles