O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), avaliou como muita positiva a atuação do parlamento estadual durante o primeiro semestre do ano. A Casa entra em recesso a partir da próxima quarta-feira, mas ainda vai votar uma série de matérias que estão em tramitação nas sessões de hoje (10), segunda e terça-feira. Na próxima quarta-feira (16) inicia o recesso parlamentar e os trabalhos voltam no dia 31.
“Aqui nós somos 30 parlamentares defendendo os interesses do Piauí. Diferente do Congresso onde os deputados e senadores defendem interesses diversos aqui nós trabalhamos pelo Piauí. Mas, também discutimos assuntos de interesse nacional, como a telefonia. A Assembleia do Piauí fez uma CPI e participou ativamente das discussões cobradas pela população. Agora existem novas regras adotadas pela Anatel para melhorar a telefonia graças aos esforços da nossa CPI e das CPIs de outros 18 estados”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo presidente é a questão das estradas onde a Assembleia Legislativa participou ativamente autorizando o Estado a contrair mais de R$ 2 bilhões em empréstimos juntos ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES. “A nossa participação foi decisiva, pois sem esses recursos as obras não poderiam ser feitas uma vez que a nossa capacidade de investimentos com recursos próprios ainda é pequena”, disse.
Themístocles disse ainda que no próximo semestre a participação dos deputados nas votações que se fizerem necessárias não será alterada, embora seja compreensível a redução de presenças em decorrência da campanha eleitoral. “Atualmente nós temos uma média de 23, 24 ou 25 deputados nas sessões. No próximo semestre vai diminuir, mas as votações que forem encaminhadas com certeza serão realizadas”, encerrou.
Durvalino Leal - Edição: Caio Bruno