O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em exercício, Humberto Cronemberger e o presidente licenciado da FIEPI, Zé Filho cumpriram agenda em Brasília nesta segunda-feira(02) onde aconteceu Reunião de Diretoria da Confederação Nacional da Indústria e reunião da Associação Nordeste Forte.
A reunião contou com uma palestra de Soumitra Dutta, um dos mais respeitados especialistas em inovação no mundo. É ex-reitor e professor da Escola de Negócios SC Johnson, da universidade Cornell, no estado americano de Nova York.
Segundo Soumitra o Brasil precisa vencer quatro barreiras para destravar a inovação. A primeira é o baixo valor da marca Brasil: “As pessoas gostam do Brasil, mas a marca não é associada à inovação.”
O segundo desafio é o capital humano: “O Brasil precisa investir mais em educação nas áreas de ciência e tecnologia. Não há motivo para um país com uma economia tão grande não ter nenhuma universidade entre as 100 melhores do mundo. Essas instituições são ímãs para o talento. É realmente importante construir esse tipo de excelência educacional.”
Uma terceira dificuldade é a inexistência de um ecossistema de inovação eficiente. Nas avaliações que compõem o Índice Global de Inovação, o Brasil tem notas baixas em itens como disponibilidade de insumos, eficiência em inovação e colaboração entre universidades. Uma quarta barreira é a insuficiência de competências digitais nas organizações.