O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu na noite desta sexta-feira (23) o título de Cidadão Piauiense. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa, em Teresina.
Ricardo Lewandowski disse que é uma honra receber o título de cidadão do Piauí, um dos estados que ele mais acompanhou eleições em sua gestão como presidente. "A minha pátria doravante é o Piauí, terra dos heróis de Jenipapo, aqui me sinto bem, aqui estou em casa", declarou.
Em entrevista coletiva, Lewandowski disse ainda acreditar que a lei da Ficha Limpa e as resoluções recentes baixadas pelo TSE vão coibir candidatos corruptos. Segundo ele, a luta da Justiça Eleitoral é de trabalhar em favor de uma eleição limpa.
A proposta foi do deputado estadual e presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB), que usou como argumentos contribuições e melhorias obtidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na gestão de Lewandowski. "É um cidadão do Brasil que colocou recursos para o TRE", destacou o parlamentar.
Themístocles Filho acrescentou ainda que nos últimos 30 anos de sua vida política propôs apenas quatro títulos de cidadania piauiense, um deles para o fluminense de 68 anos. "É um homem notável, digno e que tem prestado serviço para o Piauí e nas lutas de defesa das causas do Estado".
Participaram da solenidade o governador Wilson Martins (PSB), os presidentes do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, o do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Haroldo Rehem, os senadores Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP) e outras autoridades.