No final da tarde de hoje, foi divulgada a informação de que o Diretório Nacional do PT, presidido por Rui Falcão, havia determindo a imediata intervenção no Diretório do partido em Teresina para garantir a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores na capital.
O Portal GP1 entrou em contato com o presidente do Diretório Municipal de Teresina, Francisco Sales, que negou a informação. O presidente disse que não existe intervenção, até porque o Diretório Nacional reconheceu todo o processo interno do Partido em Teresina.
“Isso é uma inverdade. Não sei a quem interessa essa notícia, não sei quem está plantando essa informação. O presidente nacional do PT tem conhecimento de tudo o que foi discutido. Não chegou nenhum convite do Diretório Nacional, não recebemos nenhum comunicado e, mesmo que fôssemos convidados, não iríamos mudar nossa posição, não tem porque rediscutir qualquer mudança”, informou Sales.
“Eu não quero fazer julgamento, nem citar nomes, mas se alguém estiver falando isso está prestando um desserviço ao partido, que tem um Estatuto, um Código de Ética para o livre debate de idéias”, completou.
Francisco Sales afirmou que o processo de escolha para as eleições 2012 está consolidado e lembrou que já foi escolhido até o nome do vice, e por isso, no dia 30, só vai ser homologado e reconhecido o processo de escolha do partido, que está com o prefeito Elmano Férrer. “Qualquer mudança que venha a acontecer é um desrespeito aos membros do partido. Se fosse para ter intervenção do PT Nacional, teria ocorrido quando foi julgado o recurso do companheiro Oscar de Barros e a votação foi de 7 a 0, reconhecendo a instância municipal”, finalizou o presidente do Diretório Municipal.
Reunião com presidente do PT Nacional na segunda-feira
A deputada estadual Flora Izabel disse não ter conhecimento sobre intervenção e informou que agora às 18h está acontecendo uma reunião no diretório municipal do PT aqui em Teresina, "onde o Movimento PT tem dois membros presentes nessa reunião da executiva municipal”, informou.
Durante entrevista concedida ao Portal GP1, a parlamentar revelou, porém, que o Diretório Nacional do PT realizará na próxima segunda-feira (25) às 10h da manhã na sede do PT de Brasília, uma reunião para tratar da situação do partido em todas as capitais do país. “Estará presente o presidente do PT, Rui falcão, além de membros dos partidos de cada estado”, informou Flora Izabel. “Eu fui convidada pelo Romênio Pereira pelo Secretário Nacional das Relações Institucionais do PT e estarei presente em toda a reunião, que vai discutir a situação do PT nas capitais do Brasil. E daqui do Piauí eu tenho conhecimento que foi convidado o Fábio Novo como presidente do PT do estado”, revelou Flora Izabel, que é secretária das relações institucionais do PT do Piauí.