Publicada em 15 de Maio de 2014 �s 13h29
A presidente Dilma Rousseff chega ao Piauí, nesta sexta-feira (16), para participar da formatura de 1.300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A solenidade será realizada no Teresina Hall, a partir das 14 horas.
A supervisora de Estágio do Pronatec, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Risalva Rodrigues da Silva, explica que os formandos são dos cursos oferecidos pela Secretaria, pelo Instituto Piauiense de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sistema S (formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)) e pelos Colégios Agrícolas de Floriano, Bom Jesus e Teresina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Através do Pronatec, 237 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí dos municípios de Teresina, Picos, Oeiras, Parnaíba e Floriano, conseguiram qualificação profissional, tornando-se Técnicos de Nível Médio em Administração. Destes formandos, 126 serão recebidos pela presidente Dilma, na cerimônia.
“Nós vamos levar um empresário que gostou tanto do trabalho de um dos estagiários formados pelo Pronatec Seduc, que vai assinar sua carteira de trabalho durante a solenidade com a presidente”, revela Risalva.
Pronatec Seduc
A Seduc é parceira demandante desde outubro de 2011, período da criação do Pronatec, e, em agosto de 2012, passou a ser parceira ofertante. As primeiras turmas tiveram início em outubro de 2012. Inicialmente, foram ofertados 3 cursos técnicos (Administração, Informática e Segurança do Trabalho) em 5 municípios (Teresina, Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba), o que gerou a criação de 22 turmas e 880 vagas.
Em 2013, a oferta ampliou para 8 cursos técnicos (Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Instrumentos Musicais, Contabilidade, Recursos Humanos, Manutenção e Suporte em Informática e Enfermagem) e estendeu-se a 34 municípios (Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Barras, Esperantina, Pedro II, Piripiri, Teresina, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Regeneração, Valença do Piauí, Pimenteiras, Inhuma, Oeiras, Picos, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bertolínia, São João do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Colônia do Gurguéia, Corrente, Fronteiras, Paulistana, Alto Longá, Altos, Demerval Lobão, José de Freitas, Nazária, União e Pio IX), elevando o número de turmas para 68 e a quantidade de vagas para 2.748.
Para 2014, a previsão é que 1.518 vagas sejam disponibilizadas para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, através do Pronatec Seduc. “Estamos apenas aguardando homologação das vagas pelo MEC”, afirma Lídia Maria de Carvalho, diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional da Seduc.