Publicada em 26 de Setembro de 2015 �s 10h07
Durante o primeiro dia do Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí, o I FORTIC`s, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Francisco Guedes, coordenou mesa-redonda que reuniu os principais grupos responsáveis por casos de sucessos em Tecnologia da Informação no Piauí.
Intitulada “As potencialidades do Piauí em TI, compartilhando casos de sucesso das experiências no Piauí”, a mesa contou com as presenças de representantes do Delta TIC’s, Instituo Delta, Instituto Multicom, Lagoas Digitais, Interage e APISOL. Para Francisco Guedes, o momento é oportuno para que o Piauí possa revelar grandes talentos e projetos na área de Tecnologia da Informação. “A Fapepi está muito honrada em participar da organização desse evento junto com várias instituições do governo, da academia e do setor empresarial. Conseguimos reunir aqui todas as pessoas que vêm trabalhando com Tecnologia da Informação. Fico maravilhado com a execução de ideias e com a aplicação dos resultados das pesquisas. E a Fapepi continuará fazendo sua parte para que a população seja beneficiada com esses trabalhos”, comemorou.
A programação do I FORTIC’s reuniu durante a manhã diversas autoridades que ouviram a palestra de abertura do Ex-Ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, sobre a Tecnologia da Informação como solução para o cenário nacional atual. O Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, José Icemar Lavor Neri (o Nerinho), ressaltou a importância do planejamento para o desenvolvimento do estado. “É um evento marcante na história do Piauí e de Parnaíba. Eu digo que, além de tecnologia e de inovação, o desenvolvimento do estado precisa, sobretudo, de planejamento e isso estamos fazendo. O mais importante é entrelaçar iniciativa privada, governo e o setor acadêmico. ”
O professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), enfatizou a capacidade profissional de professores e alunos de Parnaíba para contribuir com o desenvolvimento da região. “Esse evento vai despertar o interesse em Tecnologia da Informação por todas as áreas do conhecimento. E, tenho certeza que, com a capacidade de nossos alunos e professores aqui do campus de Parnaíba, esse polo marcará um novo tempo para a região”.
A solenidade também contou com a inauguração da primeira escola de robótica do Piauí (Delta Tron). O professor doutor Gildário Dias Lima, fundador do Delta Tics e um dos organizadores do FORTIC’s, explicou que a robótica pode ser uma solução tanto para facilitar o aprendizado dos jovens, como também para afastá-los da marginalidade. “A robótica tem uma ‘mágica’ que encanta os jovens e os convida para o aprendizado. Com os problemas sociais de hoje como as drogas e as dificuldades na educação, precisamos de medidas rápidas e podemos conseguir isso com robótica. O próximo passo é ter mais turmas e mostrar que queremos mais escolas de robótica pelo estado e não apenas projetos”, destacou.
O Secretário Estadual de Administração e Previdência, Francisco José Alves da Silva (Franzé), enfatizou que a articulação entre governo e iniciativa privada não é difícil quando há profissionais comprometidos com o projeto. “Quando temos pesquisadores com iniciativa, dedicados a ensinar, o convencimento de projetos como esse se torna muito mais fácil. Da mesma forma quando fomos procurados sobre a criação desse polo de tecnologia. A Administração está focando em dar importância a essas oportunidades, visualizando um futuro diferente para o estado. Acreditamos que isso aqui, ainda que em estágio embrionário, possa ser um caminho de mudança para o desenvolvimento econômico do Piauí”, colocou.
O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Avelyno Medeiros da Silva Filho, disse que o Polo coloca Parnaíba na vanguarda da tecnologia no estado e que a ATI veio conferir as iniciativas das empresas que já estão instaladas. “Estamos, inclusive, levando uma dessas soluções de uma empresa aqui do Polo para o governador na próxima semana, pois é nosso papel incentivar medidas que interessem ao estado”, revelou.