Em Teresina, junto com toda comissão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, o presidente da entidade, José Luiz Vasconcellos, que veio acompanhar a XXV Copa Nordeste de Ciclismo, que começa hoje (10) à tarde, na Av. Raul Lopes, e segue até domingo, disse durante o congresso técnico que a CBC tem projeto para realizar pelo menos cinco velódromos no país e que o Piauí pode ser um dos estados escolhidos. Ele informou que os velódromos são semelhantes aos que existem em jogos olímpicos, porém de nível nacional, com capacidade para realização de 30 modalidades, sendo que um velódromo olímpico comporta as 54 modalidades do ciclismo de pista.
A informação foi dada na presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Teresina, Galba Coelho, que afirmou que há total interesse da Prefeitura de entrar nessa parceria, cedendo o terreno para a construção do velódromo, o qual serviria para a realização de campeonatos nacionais e até internacionais. “Teresina é uma cidade geograficamente estratégica e bem situada numa área de acesso a vários estados do Norte e Nordeste, o que facilita bastante a realização de grandes eventos esportivos”, destacou.
O projeto de construção de velódromos no país é feito pela CBC em parceira com o Ministério dos Esportes; no projeto, cada unidade custa em torno de R$ 5 milhões. A cidade sede entra com a contrapartida do terreno e investimento mínimo em infraestrutura e manutenção. “Esse projeto é para ser colocado em prática até as olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e será um grande legado dos jogos, com o qual poderemos promover o ciclismo nacionalmente com a realização de grandes campeonatos”, disse Vasconcelos.
A comissão técnica da CBC acompanha e vistoria as provas da Copa Nordeste de Ciclismo, que conta com oito estados da região, com exceção da Paraíba. As provas começam hoje à tarde, na Av. Raul Lopes, a partir das 13 horas, com a prova Contra Relógio Individual – CRI. Neste sábado (11), acontece a prova de Resistência com percurso passando por sobre a ponte estaiada, e no domingo (12), acontecem as disputas da prova de Circuito Olímpico, com largada a partir das 8 horas da manhã, tanto neste sábado como no domingo.