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Premiê renuncia após críticas

Premiê renuncia após críticas sobre resgate em naufrágio na Coreia do Sul.

Publicada em 28 de Abril de 2014 �s 07h42


Chung Hong-won renunciou ao cargo de primeiro-ministro após críticas sobre resgate das vítimas do naufrágio de 16 de abril.  Chung Hong-won renunciou ao cargo de primeiro-ministro após críticas sobre resgate das vítimas do naufrágio de 16 de abril.  Chung Hong-won renunciou ao cargo de primeiro-ministro após críticas sobre resgate das vítimas do naufrágio de 16 de abril.  O primeiro-ministro sul-coreano, Chung Hong-won, apresentou neste domingo (27) sua renúncia devido às críticas pela gestão da tragédia do naufrágio do navio Sewol, que deixou mais de 300 mortos ou desaparecidos. "Devo assumir as responsabilidades e renunciar", afirmou Chung em entrevista coletiva, quando se completam 11 dias do acidente que comoveu o país, segundo publicou a agência "Yonhap". A balsa naufragou no dia 16 de abril a caminho da ilha turística Jeju. Mais de 80% dos 302 mortos e desaparecidos são estudantes de uma escola de Ansan, no sul de Seul. Onze membros da tripulação, inclusive o capitão, foram detidos por suspeita de negligência e por abandonar a embarcação antes de passageiros. O promotor Yang Jung-jin, da equipe de investigação, afirmou nesta sexta que o naufrágio pode ter sido causado por excesso de desvio de rota, armazenagem imprópria de carga, modificações feitas no barco e influência de marés. Segundo ele, os investigadores determinarão a causa após consultar especialistas e realizar simulações. Excesso de carga A balsa transportava carga estimada em 3.608 toneladas, afirmou Moon Ki-han, vice-presidente da Union Transport, que fez o carregamento. Isto é mais do que três vezes maior do que a balsa poderia carregar de maneira segura, segundo disse um inspetor que examinou a embarcação. O peso também excede ao que o capitão declarou em documento (150 carros e 657 toneladas de outras cargas, de acordo com a guarda costeira). saiba mais Mergulhadores acham cabines cheias de corpos em balsa na Coreia Naufrágio na Coreia do Sul: mortos confirmados passam de 100 Naufrágio na Coreia: comunicação entre balsa e controle de tráfego revela indecisão Coreia do Sul recolhe DNA para identificar vítimas de naufrágio Leia mais sobre Naufrágio na Coreia do Sul O relatório de inspetores do Registro Coreano da Navegação afirma que modificações foram feitas no barco para que não transporte mais de mil toneladas de carga, tendo mais de 2 mil toneladas de água de lastro para garantir estabilidade. Antes das modificações, segundo o relatório, o barco podia aguentar mais de 2.500 toneladas de carga e precisava de apenas mil toneladas de água de lastro. A guarda costeira diz que a empresa do navio, Chonghaejin Marine, reportou capacidade de carga de 3.963 toneladas – número inalterado desde que o navio foi modificado. Um especialista em arquitetura naval disse nesta sexta que a carga relatada e uma virada significativa podem ter definido o tombamento do navio. Dados de rastreamento mostram que a balsa virou a 45 graus antes de afundar, e membros da tripulação disseram que tentaram fazer uma virada menos acentuada. “A embarcação tombaria mesmo com uma volta pequena. Ela não deveria fazer uma curva acentuada”, disse Lee Kyu Yeul, professor emérito de desenho de navios e plantas offshore da Universidade Nacional de Seul. “Ela deveria ter feito um círculo enorme com um ou dois graus de virada, mas fez um pequeno círculo. Por isso ela afundou”. tópicos:

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Fonte: Vooz �|� Publicado por: Da Redação
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