Muita animação, alegria e muito samba no pé marcaram a escolha das majestades do carnaval de Teresina de 2015. O pátio da AABB foi tomado de cores e animação durante a noite desta sexta-feira (23), na festa realizada pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
Este ano, além dos tradicionais reis e rainhas do carnaval e da terceira idade, também fazem parte da corte o rei e rainha da acessibilidade, Antônio Wilson Gomes, de 39 anos, e Maria José Alves, de 56 anos.
Ao todo, 38 inscritos disputavam o título de rei do carnaval, rainha do carnaval e rei e rainha da terceira idade. A premiação deste ano é maior do que nos anos anteriores: O rei e a rainha do Carnaval receberão R$ 4 mil, cada um e o rei e rainha da terceira idade receberão R$ 2 mil, cada um.
Os primeiros a se apresentar foram os candidatos da terceira idade. 14 idosos, com idades que variavam de 60 até 90 anos, mostraram alegria e disposição para pular todos os dias de carnaval. O escolhido para ser Rei do Carnaval da Terceira Idade foi Floriano de Oliveira Santos, de 78 anos de idade, com sete votos. Para acompanhar Floriano durante a folia de momo a vencedora foi Odimar Santos, de 75 anos, com cinco votos.
Em seguida, José Ivaldo Firmino de Oliveira, de 23 anos, foi escolhido como rei do carnaval 2015. “Me preparei muito para este momento, para fazer bonito e conquistar o título. Agora vou honrar a coroa e levar muita energia para as festas”, comemorou.
Durante a escolha da rainha do carnaval, as torcidas das candidatas eram um show a parte, levantando cartazes e com gritos de guerra ensaiados. Onze candidatas disputavam a vaga, mas a vencedora, com sete votos, foi a bailarina Lylyan Rodrigues, de 19 anos. “Estou muito feliz! O nível das candidatas era grande e não foi uma escolha fácil. O importante é competir, mas vencer é ainda melhor”, disse a rainha.
O presidente da FCMC, Lázaro do Piauí, lembrou que a programação do carnaval de Teresina é feita pensando em quem vai ficar na cidade durante a festa. “Muitos teresinenses ficam na cidade neste período e é importante dar opções a essas pessoas. Além do corso temos blocos, desfiles, shows, enfim, diversão para todas as idades”, disse. O presidente também reafirmou o compromisso da prefeitura com as escolas de samba, já que o pagamento da primeira parcela do financiamento da ajuda foi pago ainda em dezembro para que pudessem se preparar antecipadamente.
A festa abriu a programação do carnaval deste ano, que tem como tema “ A alegria é você”, e também contou com a animação do grupo Samba no Coreto, da Banda Folia de Mamulengo e das belíssimas apresentações do Balé da Cidade de Teresina.