Cortar gastos, construir um novo modelo de escola e concluir a implantação dos terminais de integração são alguns dos temas que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), quer desenvolver nos primeiros meses de mandato. O prefeito já apontou que todas as secretarias vão ter de reduzir gastos, em um total de R$ 60 milhões para o ano de 2017. Mesmo assim, o Firmino Filho falou de uma agenda com várias inaugurações para o ano que vem.
A respeito dos cortes de R$ 60 milhões previstos para 2017 o prefeito afirmou que não há nenhum tipo de prejuízo para a cidade e que eles são necessários pela situação econômica do país. "Vários Estados passam por crises institucionais graves. Essa grave crise fiscal se alastra rapidamente e queremos evitar que essa crise se abata por Teresina", afirmou Firmino Filho. A dimensão dos cortes ainda está em estudo, mas a garantia é que todas as secretarias participarão dos cortes.
A perspectiva do secretário de Planejamento, Washington Bonfim é que no começo de 2017, o novo secretariado reduza em 20% o número de cargos comissionados nos órgãos municipais. “Todas as secretarias vão participar do esforço e a maioria já entregou planos de redução de despesas”, comentou o secretário acrescentando que os cortes serão distribuídos ao longo do ano que vem. Ainda não há também a estimativa do número de profissionais que serão afetados pela extinção dos cargos comissionados.
Segundo Firmino Filho a partir de 2017 um novo modelo de escola municipal começa a ser implantado. “Vamos ter um novo modelo a ser feito lá no Lagoas do Norte de prédio, de estrutura que vai receber a escola de tempo integral. Vai ser um verdadeiro Palácio da Educação para demonstrar o nosso compromisso”, afirmou o prefeito de Teresina. Além do novo modelo de escola o prefeito garante que 2017 será um ano de entrega de creches na capital
“Vamos fazer uma rotina. Temos 21 creches a serem entregues e queremos universalizar a educação infantil nos próximos 4 anos”, pontuou o prefeito. A educação infantil e o ensino fundamental estão sob responsabilidade da prefeitura. Para o ensino fundamental o prefeito informou que em 2017 a capital vai contar com 4 escolas de tempo integral e que o número será ampliado. O prefeito de Teresina informa ainda que Teresina vai continuar na disputa para melhorar os índices educacionais.
Atualmente Teresina tem meta de avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 5.6 para os anos iniciais e 5.1 nos anos finais. O resultado divulgado em setembro mostra que Teresina tem nova 6.1 nas séries iniciais e 5.2 nas séries finais. “No ensino fundamental a luta é para ser medalha de ouro e ser a melhor capital em ensino fundamental avaliada pelo Ideb. Vamos fazer isso junto com a expansão do tempo integral e no próximo ano começamos com 4 escolas de tempo integral e vamos progressivamente massificar o tempo integral na rede municipal”, disse Firmino Filho.
Mobilidade em pleno funcionamento
A respeito das mudanças no sistema de mobilidade urbana da capital o prefeito afirma que até maio será possível já ter o funcionamento pleno. “Na região Sudeste nós vamos ter o funcionamento até maio do ano que vem e já iniciamos nos feriados e nos finais de semana. Estamos ampliando as linhas em dezembro e no mês de Janeiro. Vamos ter o sistema funcionamento de forma definitiva até maio”, destacou Firmino Filho.