Publicada em 07 de Maio de 2012 �s 12h18
Os 120 alunos que integram o programa Cidade Olímpica Educacional comemoram a iniciativa da Prefeitura de Teresina na disponibilização de computadores para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O programa é uma ação permanente cujo objetivo é preparar esses estudantes para as competições educacionais tanto locais, como estaduais, nacionais e internacionais.
Ao participar de encontro com esses alunos e suas famílias, no último sábado (05), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, o prefeito Elmano Férrer reiterou o apoio da Prefeitura em torno do programa e a oferta dos computadores para cada um dos alunos.
Josélia Alves, mãe da aluna de física Rebeca Alves, de 14 anos, comemorou. "Minha filha tinha um computador de 2ª mão que deu defeito e ela não tem mais esse equipamento. Mas agora, com esse novo computador, ela vai melhorar ainda mais o seu rendimento de aprendizagem", disse. "Esse programa é realmente excelente e vai fazer a diferença na vida da minha filha e em nossa vida", festejou.
Todos os sábados, esses alunos participam de encontro no Odilon Nunes, onde participam de várias atividades educativas relacionadas às suas áreas de vocação. O Cidade Olímpica Educacional atualmente está dividido em quatro turmas de 30 alunos e cada uma trabalha uma disciplina diferente: matemática, física, química e língua portuguesa.
No encontro do último sábado, lá estava também o aluno de física Laércio Mendes, que também gosta de astronomia e de lidar com números. "Só posso dizer que esta notícia dada agora pela Prefeitura, em ceder um computador para cada um de nós, é maravilhosa. Isso vai nos estimular ainda mais em relação aos estudos e na preparação para as olimpíadas de ensino. Se a gente sempre se saiu bem, agora vamos nos destacar ainda mais com o apoio dessa nova ferramenta", garantiu.
A jovem Joana Dar"c Ferreira, de 14 anos, aluna da escola Casa Meio Norte, também registrou seu contentamento, já que pretende participar de competições na área da língua portuguesa. "Essa é uma disciplina que sempre gostei muito e tenho facilidade de aprender. Minha família tem muito orgulho de mim por ter sido selecionada para participar do programa", comentou a estudante. "Esse computador que vou ganhar será muito importante para que eu possa potencializar meus estudos e ter melhores chances de vencer as competições", frisou.
Multiplicadores - Sobre o encontro de todos os sábados entre esses estudantes, o secretário municipal de Educação, Paulo Machado, explicou que os alunos, nessas ocasiões, participam das aulas como um reforço daquilo que já é ensinado em sala de aula. O aluno selecionado escolhe aquela disciplina que pretende concorrer nas competições. Além disso, lembra o secretário, os alunos que participam do programam retornam para a escola com a responsabilidade de serem multiplicadores das informações que obtiveram no programa.
Durante seu encontro com os alunos, o prefeito Elmano Férrer sublinhou que assegurar que cada aluno do programa tenha um computador é uma forma de recompensar o esforço e a determinação de cada um. "Temos no programa talentos, jovens que se sobressaem, e Teresina sempre foi conhecida pela qualidade do seu ensino público municipal e, por isso, estamos investindo ainda mais na qualidade da educação, pois cuidar da cidade é cuidar das pessoas, do futuro das crianças e da juventude", concluiu.