A Prefeitura de Teresina deu início ao levantamento das áreas esportivas existentes na capital. A ideia é detectar quais as condições dos equipamentos públicos para providenciar reformas e construção de novos espaços.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer (Semel), Galba Coelho, as visitas aos locais iniciaram e estão sendo ouvidas também as demandas da população de cada região. "Estamos encontrando vários dos equipamentos públicos deteriorados, que não passaram por manutenção. São quadras, campos, ginásios que precisam de reformas e outros que precisam ser reconstruídos", comentou.
Cerca de 50 unidades esportivas já foram visitadas até agora. "Queremos concluir o levantamento o mais rápido possível", aponta, acrescentando que há necessidade de constatar a real situação das unidades esportivas. "Queremos fazer esses levantamentos in locu para conversar com a comunidade e também verificar a necessidade de construção de novos espaços. Às vezes a comunidade nos aponta uma solução que é até mais viável", pontua.
A estimativa é que Teresina tenha mais de 200 equipamentos públicos esportivos já construídos. No entanto, alguns foram construídos pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região e ainda não foram cadastrados. A estimativa é de que o levantamento esteja concluído em, no máximo, dois meses.
Galba Coelho reiterou a importância dos equipamentos esportivos nos bairros como uma alternativa para a prática esportiva e de também de lazer, principalmente de crianças e adolescentes. "É um importante mecanismo, inclusive para afastar as crianças das drogas e para o incentivo a uma vida saudável", ressaltou o secretário.