A prefeitura do Rio bateu o martelo: a quarta-feira da semana que vem, dia 25 de junho, quando Equador e França se enfrentam no Maracanã, será feriado integral no Rio. A princípio, o planejado era que apenas a partir do meio-dia o feriado começasse a valer, sendo, portanto, parcial. Mas a equipe de segurança da Copa do Mundo solicitou que o período fosse ampliado. Para evitar problemas, a prefeitura tomou outra medida: antecipou em uma hora o esquema de fechamento das ruas do entorno do estádio nos dias de jogo por lá. Sendo assim, a interdição parcial das vias passa a funcionar sete horas antes dos jogos, e não mais seis horas. Já o bloqueio total será feito seis horas antes, e não mais quatro horas antes do início da partida. A mudança passa a valer já a partir deste domingo, quando a Bélgica enfrenta a Rússia, às 13h.
De acordo com o novo decreto municipal, que será publicado na segunda-feira, ficam mantidos também o horário integral do feriado do dia 4 de julho e os demais termos do Decreto 38.365. A medida visa a reduzir o fluxo de veículos na cidade e minimizar possíveis transtornos para a população, além de agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã. Na última quarta-feira, dia 18, quando Chile e Espanha jogaram, às 16h, o feriado a partir do meio-dia fez com que muitas pessoas saíssem mais cedo para emendar o feriadão de Corpus Christi, na quinta-feira, estendido até domingo por quem pôde enforcar a sexta-feira. Isso fez com que o horário do rush fosse antecipado, complicando a vida dos motoristas em vias importantes da cidade, como a Linha Vermelha, a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói. saiba mais Mais de 100 cambistas foram detidos desde o início da Copa Uruguai se reabilita e Colômbia garante vaga nas oitavas Fifa deverá liberar novo lote de ingressos para fases finais da Copa Itália enfrenta Costa Rica e maldiçãode 24 anos Apesar de ações policiais, prostituição cresce disfarçada em Fortaleza Leia mais sobre Copa 2014
O feriado de quarta-feira não vale para o comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais, galerias e estabelecimentos culturais, pontos turísticos, empresas de turismo, hoteis e empresas jornalísticas.
TRÂNSITO APROVADO NO COR
Apesar dos congestionamentos, na quarta-feira passada o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Pedro Junqueira, avaliou como positivo o plano de trânsito. Segundo ele, o horário do rush começou ao meio-dia e se estendeu até por volta de 16h. Junqueira explicou que a movimentação de veículos foi mais diluída se comparada com a segunda-feira, dia do jogo do Brasil contra o México, e isso ajudou o fluxo do trânsito:
— Foi a nossa segunda estreia na Copa. Na segunda, o fluxo do trânsito foi maior entre 12h20m e 14h30m. Hoje (quarta-feira) isso ocorreu entre 12h e até um pouco mais de 16h. Como na segunda, as pessoas anteciparam o rush, mas desta vez foi mais diluído. Tivemos manifestação no Centro, na Linha Vermelha e a saída para o feriadão. Tudo isso contribuiu para criar lentidão em alguns pontos. Apesar disso, consideramos positivo o resultado. Os cariocas e os torcedores estão colaborando.