Na próxima sexta-feira (11), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) realizará o sonho da casa própria de mais de 4 mil famílias da capital. O sorteio das 4.581 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, acontece às 10h, no Espaço 1 do Atlantic City.
Na 1ª Etapa as casas que serão sorteadas são dos Residenciais Mirian Pacheco, localizado na zona Leste, e Cidade do Sul, localizado na zona Sul. Já as casas da 2ª Etapa são do Portal da Alegria 6A e 6B, Professor Wall Ferraz, ambos na zona Sul, e Residencial Jardins dos Ipês e Caneleiro A e B, ambos na zona Leste. Do total de casas, 2.373 já estão prontas para serem entregues para os beneficiários.
O edital do sorteio foi publicado na última sexta-feira(04) no Diário Oficial do Município e pontua os critérios e as condições para as famílias serem beneficiadas. “Essas famílias se enquadram nas condições do Programa Minha Casa Minha Vida e nos critérios locais. A maioria delas possui uma mulher como chefe de família, são famílias que residem em locais de risco ou que possuem pessoas com deficiência, além de terem em sua composição 3 ou mais pessoas e possuir renda per capita de até R$ 200", explica a coordenadora de Habitação, Rogéria Sousa.
Idosos e deficientes possuem cota de 6%, ou seja, das 4.581 casas, 367 delas serão sorteadas para famílias que possuem idosos ou pessoas com deficiência física na família. Importante lembrar que o valor das prestações será equivalente a 5% da renda familiar mensal dos mutuários, sendo o valor mínimo de R$ 25, que serão pagas durante 10 anos. As casas foram construídas com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” através de parceria entre a Prefeitura com a Caixa Econômica Federal.
Segundo Rogéria, após o sorteio, a equipe da Semduh irá verificar documentação dos sorteados para confirmar se os mesmos preenchem os requisitos para serem beneficiados pelo Programa. “Por isso, no dia do sorteio, faremos o sorteio ainda de outros 2.291 nomes que ficarão em cadastro de reserva caso haja desistência ou que o sorteado não preencha os pré-requisitos”, comentou.
Em agosto, a Semduh promoveu uma reunião com representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada para mostrar transparência no processo de seleção de famílias contempladas com unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.