Prefeitura de Teresina....
Centenas de jovens teresinenses concluíram os cursos profissionalizantes do Programa Emprega Jovem do primeiro semestre deste ano. O programa é realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), em parceria com a Fundação Wall Ferraz.
O objetivo do programa é proporcionar a inclusão de jovens teresinenses no mercado de trabalho, através de cursos de qualificação profissional e social. Os cursos foram realizados em vários locais de Teresina, contemplando todas as zonas da cidade. No dia 05 de julho, às 17h, cerca de 740 jovens receberão seus certificados, no pátio da Casa da Cultura, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 398, Praça Saraiva.
Ao todo, o Programa capacitou 950 jovens, sendo 210 em parceria com o MP3, 50 através nos cursos de informática no Telecentro Jamilson Viana e 690 nos cursos de técnicas em vendas, atendimento ao cliente, gestão empresarial, informática, corte e cabelo, maquiagem e penteado, manicura e pedicura, depilação, garçom, serigrafia, grafite e radialista.
A secretária da Semjuv, Erinalda Feitosa, adianta que nesta primeira etapa do projeto foram oferecidas mais de 900 vagas. "Queremos capacitar profissionalmente a juventude teresinense garantindo a abertura de novas oportunidades e contribuir com a formação integral dos jovens", diz, acrescentando que a meta é qualificar três mil jovens com idade entre 15 e 29 anos.
Até o final de 2012 o projeto irá oferecer 90 cursos para os jovens da capital. De acordo com o prefeito de Teresina, com o projeto os jovens da capital têm a chance de conquistar uma profissão. "São cursos para qualificar mão de obra, permitir o acesso ao mercado de trabalho e evitar que os jovens fiquem expostos à violência e à marginalidade", declarou.
O jovem João Pedro Leite, que concluiu o curso de Gestão Empresarial, se diz preparado para o mercado de trabalho. "Gostei bastante do curso, o professor é experiente, e tenho certeza que não só eu, mas também meus colegas de turma aprendemos muito e nos sentimos preparados para o mercado de trabalho", finaliza.