A Fundação Municipal de Saúde anunciou a abertura de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha João Claudino Fernandes, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Anteriormente, o hospital de contava com 20 leitos de UTI. Com a ampliação, a estrutura passa a contar agora com 40 leitos de UTI dedicados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirma que a medida se deu em função do aumento da demanda de pacientes por estes leitos. “Nós acrescentamos estes leitos para, em um caso de necessidade mais urgente, já termos essa estrutura preparada", afirmou o presidente da FMS.
Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, nesta terça-feira (5), a reabertura de 22 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de Teresina. O órgão comunicou que também estuda a necessidade de implantar novos leitos nas cidades de Floriano e Parnaíba. Contudo, a secretaria não informou, até o momento, data para a disponibilização dos leitos anunciados. Com o anúncio da FMS, o número de leitos reabertos em Teresina soma 42.
Gilberto Albuquerque pontua ainda que está sendo feita uma análise para ampliação da oferta de leitos exclusivos de Covid-19. “Estamos ampliando os leitos de UTI no Hospital do Monte Castelo e já estamos em uma conversa avançada com o Hospital Universitário (HU) para que a gente possa também disponibilizar leitos Covid no HU”, disse Gilberto Albuquerque.
De acordo com a FMS, além dos 40 leitos do hospital de campanha, o HUT dispõe ainda de mais 18 leitos de UTI reservados para pacientes de Covid-19 na Unidade de Queimados do hospital. A rede municipal conta ainda com 55 leitos no Hospital do Monte Castelo e 20 no Hospital de Campanha Pedro Balzi.
Sem leitos na rede particular
O centro de Operações Emergenciais (COE) havia anunciado que avaliava ampliar os leitos da rede privada de saúde, depois que a lotação de leitos em hospitais particulares destinados ao tratamento da Covid-19 chegou a 90%.
Ainda em dezembro, o diretor técnico de um hospital particular de Teresina, o médico Marcelo Luíz Martins enviou uma carta às autoridades pedindo providências para conter o avanço do coronavírus.
“Considerando as dificuldades para a montagem de leitos especializados e a relativa indisponibilidade de recursos humanos aptos a trabalhar com pacientes com formas graves da doença no estado e a exaustão de vários profissionais, nas linhas de frente do combate à doença desde o mês de março, de maneira ininterrupta”, escreveu.
Transferência de leitos do Hospital de Campanha Pedro Balzi para o HU
No dia 4 de janeiro, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que está buscando a transferência dos leitos de Covid-19 do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi para o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
De acordo com Gilberto Albuquerque, a mudança deve acontecer principalmente devido ao início do período chuvoso. “A unidade de saúde fica em uma região que tem muita dificuldade de segurar energia elétrica, mesmo com o gerador funcionando. E não garante uma assistência adequada para pacientes de maior necessidade de fluxo de oxigênio e outros equipamentos”, informou.