O prefeito de Piracuruca, Assis Mãozinha (PSD), decretou 'lockdown parcial' a partir das 13h, após o município atingir o limite de oxigênio. As medidas entram em vigor a partir desta quarta-feira (10), com o fechamento total do comércio, para conter o avanço do novo coronavírus.
"Nossas balas [de oxigênio] estão no limite, estamos mendigando oxigênio. Quando os casos aumentaram, o oxigênio começou a faltar, não é por falta de recursos, é porque não tem onde comprar", declarou o prefeito.
Segundo Assis, a prefeitura está realizando um enorme esforço de conscientizar a população sobre as medidas restritivas. "A curva é muito crescente achamos melhor decretar o lockdown parcial. Nossos leitos estão quase todos lotados, temos 20 leitos e 17 estão ocupados, estamos sem saber o que fazer, não conseguimos remanejar essas pessoas", disse.
De acordo com o decreto, ficam suspensas todas as atividades que envolvam aglomeração, eventos sociais, atividades esportivas e sociais. Sobre o funcionamento do comércio, as atividades só poderão ser feitas até às 13h, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, depósito de bebidas e distribuidoras.
Foram definidos como serviços essenciais: postos de combustíveis, farmácias, borracharias e igreja. Essas atividades vão poder funcionar nos horários normais. As feiras livres foram canceladas.
Serviços de delivery podem funcionar só até às 21h. Já administração pública será de 7h às 12h, com exceção dos serviços de saúde.
A prefeitura também decretou toque de recolher para a população, com restrição de 21h às 5h, incluindo os finais de semana.
Casos registrados
A cidade de Piracuruca soma 1.350 casos confirmados, 1057 curados e três óbitos pelo novo coronavírus, conforme o último boletim epidemiológico. Na segunda-feira (8), a cidade registrou 40 casos em um dia, o maior até o momento.