O valor mínimo investido pela Prefeitura de Teresina por aluno do ensino básico será de R$ 2.983,87 em 2012. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda está fechando o balanço de 2011, avaliando os gastos e destacando as maiores demandas do setor, mas já calcula uma média de recursos para esse ano. As prioridades serão pagamentos dos professores, reformas das escolas e investimento em programas de incentivo à leitura, esporte e cultura.
A Rede Municipal de Ensino de Teresina tem como fonte de recursos o Governo Federal, convênios, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Prefeitura, contabilizando para 2012 cerca de R$ 277,5 milhões, que serão divididos para 93 mil alunos. A Prefeitura destina 25% de todo seu orçamento para financiar a educação, investindo em material didático, merenda escolar, pagamento de servidores, programas e projetos nas 304 escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Paulo Machado, cada ordem de investimento já vem destinada para pontos específicos da educação, garantindo a justa distribuição dos recursos.
"Queremos escolas modernas, segurança, conforto e qualidade. A educação tem o poder de transformar, moldando futuros promissores; então, estamos trabalhando para que as escolas tenham em mãos as melhores ferramentas para um ensino exemplar. Buscamos cada vez mais investimento junto ao MEC (Ministério da Educação) e o prefeito Elmano Férrer tem a Educação como grande prioridade da sua gestão", afirma o secretário.