A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Pólio foi prorrogada e se estenderá até o dia 16 de setembro. A decisão da prorrogação foi tomada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, pois ainda faltam ser imunizadas 6.281 crianças menores de cinco anos. Para ampliar o número de crianças vacinadas contra a pólio e também contra o sarampo, a Prefeitura de Teresina abre, durante este fim de semana, salas de vacina nos hospitais do Buenos Aires, Promorar, Satélite e Maternidade Wall Ferraz. A vacinação ocorre das 8h às 17h deste sábado (03) e domingo (04).
Todas as crianças que foram imunizadas na primeira etapa contra a pólio devem tomar novamente a vacina para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem no país. A meta da FMS nesta segunda etapa é vacinar 62.750 crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Na primeira etapa, que foi realizada durante todo o mês de junho, a FMS atingiu 98,91% da meta. Contra o sarampo, cuja campanha se estende ao longo deste mês, 14.132 crianças na faixa etária de 1 a menores de 7 anos ainda não foram imunizadas. Até o momento, foi atingido o percentual de 89,99% de crianças vacinadas contra a pólio e 80,61% contra o sarampo.
A coordenadora de ações assistenciais da FMS, Amariles Borba conclama os pais ou responsáveis a procurar as salas de vacina das unidades de saúde do município. "As crianças que não foram imunizadas contra a pólio devem ser levadas às salas de vacina pelos pais ou responsáveis, pois, apesar de o Brasil ter o Certificado Internacional de Erradicação de Transmissão da Doença desde 1994, ainda é necessário que as crianças estejam protegidas do Poliovírus Selvagem", destaca Amariles Borba.
Juntamente com segunda etapa da campanha de vacinação contra a pólio, que aconteceu durante todo o mês de agosto, já foram imunizadas 58.761 crianças de um a sete anos contra o sarampo, o que representa o percentual de 80,61% da cobertura vacinal.