As inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina começaram nesta segunda-feira (26). A candidatura deve ser realizada no site do Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Universidade Estadual do Piauí) até as 23h59 (horário local) do dia 27 de dezembro de 2018. O concurso pretende preencher 75 vagas e formar cadastro de reserva para 400 classificados.
Confira o link de inscrição
Acesse o edital completo
Para se inscrever, além do cadastro, é necessário preencher o requerimento da inscrição e envio via internet; realizar, obrigatoriamente, o envio de fotografia individual, colorida, recente, tamanho 3x4. O candidato deve imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição e fazer o pagamento, no valor de R$ 100 aos candidatos que não solicitaram isenção ou desconto.
As pessoas com deficiência que pretendem se submeter ao processo devem, na inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência e enviar, via internet, original e fotocópia autenticada legível do laudo médico, expedido no prazo máximo de um ano antes do término das inscrições, atestando a especificidade, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.
Os requisitos exigidos são o Ensino Médio Completo ou equivalente e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria AB. A Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Competências
Aos agentes da Guarda Municipal de Teresina competem a proteção de bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da administração indireta; orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de Defesa Civil do município; proteger o meio ambiente; colaborar com as ações de prevenção às drogas; bem como outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.