Prefeito é detido após....
Acusado de desacato à autoridade, hostilização e incitação ao crime, o prefeito de Angical do Piauí, Jonalde Gomes, foi detido na última noite de carnaval. O gestor ignorou ordem policial e se recusou a desligar o som do carro que conduzia. A atitude desencadeou uma confusão que terminou no Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Tudo aconteceu durante a passagem do tradicional Bloco da Maisena. Veículos com equipamentos de som que estavam no percurso receberam a ordem para desligar a aparelhagem. “Vários obedeceram, mas o prefeito se negou e insultou os policiais”, conta um dos quatro PMs que participou da abordagem (ele pediu para não ser identificado na matéria).
De acordo com o policial, Jonalde desafiou o sargento Airton Avelino, comandante do BPM, a prendê-lo. Ao receber voz de prisão, o gestor incitou populares a reagirem, impedindo que ele fosse detido. “Jogaram maisena e cerveja na gente. E o prefeito ficava aplaudindo a atitude deles”, conta o soldado.
Em menor número, a equipe recuou e pediu ajuda ao Batalhão da PM de Água Branca. Reforçada, a guarnição voltou ao local minutos depois e conduziu Jonalde Gomes para a sede do batalhão.
Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra o prefeito. O procedimento é aberto em casos que envolvem crimes de menor potencial lesivo. Após prestar depoimento, Jonalde foi liberado.
O Portal AZ não conseguiu contato com Jonalde Gomes para que ele comentasse o assunto.