A saída de João Henrique Sousa (PMDB) da estrutura administrativa da Prefeitura de Teresina pode não ser definitiva. O prefeito Elmano Férrer adiantou que está fazendo um estudo e deverá encaminhar, dentro dos próximos dias, um projeto de minireforma administrativa. A idéia é criar três novas estruturas com status de secretaria, sendo que uma delas teria o peemedebista no comando.
João Henrique Sousa poderá voltar à Prefeitura comandando uma Secretaria de Assuntos Institucionais em Brasília. O peemedebista, que havia ocupado a Secretaria de Governo como uma indicação pessoal do prefeito, estava em uma situação difícil, já que seu partido descartou o apoio à reeleição de Elmano Férrer e garantiu que marchará com candidatura própria à Prefeitura de Teresina. Sousa comentou que sua exoneração "é algo natural" e minimizou a repercussão política da decisão.
"Foi uma honra trabalhar na equipe do prefeito Elmano. Não atribuo minha saída a pressões dos partidos, mas a adequações políticas que acabam sendo necessárias", disse, acrescentando que o prefeito já o convidou para assumir o cargo de relações institucionais em Brasília. "E eu já aceitei o convite", comentou.
Segundo o prefeito, a Prefeitura trabalha ainda com a perspectiva de criação de uma Secretaria de Habitação. "Hoje, temos mais de 40 mil residências com posse, mas sem a titularidade e isso atrapalha muitoo trabalho da Prefeitura", argumentou o prefeito, acrescentando que o Executivo municipal já criou uma Procuradoria Agrária para minimizar as dificuldades.
A Prefeitura estuda ainda a criação de uma Coordenadoria de Políticas para as Mulheres para atender às solicitações dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres. Para as duas pastas, o prefeito afirmou que ainda não tem nomes a serem divulgados.