O prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) encerra nesta terça-feira (15) para os contribuintes que optarem pela cota única, recebendo um desconto de 7%, e para a primeira parcela daqueles que dividirem em seis vezes.
Os contribuintes que não receberem o carnê em casa poderão retirar a segunda via na internet na página da Prefeitura de Teresina ou procurar uma das Centrais de Atendimento ao Público (CAPs).
"Esse ano, em virtude da atualização do Índice de Preço ao Consumidor Amplo e Especial (IPCA-E), calculado pela Fundação Getúlio Vargas e previsto em lei federal, haverá um incremento nominal de 10,71% no valor do IPTU", explicou o diretor de arrecadação da Prefeitura de Teresina, Alexandre Castelo Branco.
Segundo o diretor, a antecipação do pagamento da cota única segue uma tendência nacional e é uma forma de reduzir o número de impostos pagos pelo contribuinte no mês de abril, prazo final para a declaração do Imposto de Renda. “Optamos por adotar essa medida para diminuir o peso dos tributos pagos no mês de abril. Foi uma decisão pensada no contribuinte”, explicou.
Plantão do IPTU
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), disponibiliza aos contribuintes o “Plantão do IPTU”. As dúvidas sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano podem ser tiradas na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Centro, localizado na Rua Álvaro Mendes, 884.
“No CAP Centro, temos um auditor à disposição da população para tirar dúvidas sobre o IPTU, pagamentos, descontos”, afirma o diretor de arrecadação da Prefeitura de Teresina, Alexandre Castelo Branco. O CAP funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.