Publicada em 05 de Dezembro de 2014 �s 08h12
O prazo de matrículas institucionais para os alunos aprovados no Processo Seletivo Vestibular Universidade Aberta (UAB-Uespi/2014.2), nos cursos de graduação (Licenciatura em Matemática, Licenciatura em História, Letras-Espanhol, Letras- Inglês), encerra às 18 horas desta sexta-feira (5), no polo de Teresina, que funciona no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire.
Os aprovados no último vestibular da Universidade Aberta deverão comparecer ao Polo munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (autenticado pela Seduc), comprovação de quitação com o serviço militar, comprovante de quitação da justiça eleitoral e declaração de que não esteja matriculado em qualquer instituição de ensino superior.
Entre os aprovados no último vestibular está o aluno Francisco José de Sousa Santos, 22 anos, aprovado para Licenciatura em Matemática. Para ele, o que motivou a escolha por fazer um curso superior através da Educação a Distância foi a possibilidade de encaixar a formação superior em seu horário de trabalho. "Como as aulas presenciais somente acontecem aos sábados fica mais acessível conciliar o trabalho e até fazer outros cursos", diz o aluno.
Matrículas para Cursos de Especialização vão até o dia 9 de dezembro
Além dos cursos de graduação, o Polo da Universidade Aberta de Teresina também oferece cursos de Pós-Graduação em áreas como Biodiversidade e Conservação, Educação Infantil, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, História e Cultura Afro Brasileira e Estudos Linguísticos e Literários. Para os alunos selecionados na pós-graduação, o prazo para matrícula vai até o próximo dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas.
Para Antenor de Sousa Lima Filho, que é aluno da especialização em História e tutor em Inglês, a educação a distância tem uma enorme relevância por permitir o acesso ao ensino superior no Estado. Segundo ele, que tem experiência tanto como tutor quanto como aluno, a educação a distância é de fundamental relevância para quem não pode cursar o ensino superior no método convencional.
"Usar a internet como veiculo de aprendizagem representa a redução de custos e de material didático. No sistema online a maior vantagem que destaco é a praticidade, embora se exija muito do aluno. Um dos pontos limitadores é a necessidade de uma boa internet com velocidade de pelo menos um mega", explica Antenor de Sousa.