Para a agilizar o processo de revitalização das praças de Teresina, a Prefeitura realizará nos próximos dias uma licitação para contratar empresa que ficará responsável pela manutenção das praças do Centro e da zona Norte da capital.
De acordo com o superintendente da SDU Centro/Norte, João Pádua, a medida visa dar uma agilidade na recuperação e garantir uma manutenção constante destes espaços públicos. “Atualmente, toda vez que é necessário reformar uma praça temos que fazer uma nova licitação. E isso, como todo mundo sabe, demanda muito tempo. A partir da contratação desta empresa vamos poder fazer uma manutenção constante. Com isso, entre outras coisas, a população terá a praça sempre bonita”, explicou.
Essa empresa contratada se responsabilizará, por exemplo, pela recuperação de bancos, reforma do piso, conserto de meio-fio, entre outras coisas. “Toda vez que houver uma reclamação, ou que nossos fiscais constatarem algum problema, essa empresa será acionada para fazer a recuperação”, lembrou.
Com relação à limpeza, a superintendência, através da gerência de Serviços Urbanos, mantém trabalhadores diariamente nestes locais fazendo a varrição e retirada do lixo. De acordo com o gerente Roberto Viana, sempre das 6h40 às 15h tem alguém trabalhando na limpeza destas praças, principalmente na região central da cidade, onde existe uma demanda maior.
“Na Praça do Fripisa, por exemplo, são três trabalhadores que fazem essa atividade todos os dias. Na Praça Rio Branco são duas e na Marechal Deodoro (Praça da Bandeira) são quatro. Essa média de pessoas é a mesma nas demais praças do Centro. Isso durante a semana inteira, de segunda a sábado”, concluiu Roberto.