Publicada em 29 de Julho de 2013 �s 14h43
A diversão e a alegria preencheram os espaços da Nova Potycabana durante toda a programação de férias. E no último fim de semana de atividades não foi diferente: o parque bateu o seu recorde de visitações, com cerca de quinze mil pessoas. Nesse domingo (28), o houve competições de futsal, circuito de skate, oficinas de arte, clubinho da leitura, projeto Slack Sound, atrações circenses e a peça infantil Umas e Outras de João Trancoso.
Ao todo, estima-se que 45 mil pessoas frequentaram a Nova Potycabana durante os quatro fins de semana de programação, o que equivale a uma média de 11.250 visitantes por fim de semana.
Para o superintendente do parque, Francisco Mota, as competições foram um sucesso. “Inicialmente, os torneios seriam realizados apenas no sábado e no domingo mas, como a procura foi muito grande, nós iniciamos as competições na sexta-feira. Já estamos pensando em outras atividades para movimentar a programação esportiva da Nova Potycabana”, disse.
Mota acrescenta que os torneios ocorreram em total normalidade. “As atividades esportivas foram muito tranquilas e tiveram o apoio das federações e associações de esportes, o que deu mais credibilidade às competições”, afirmou.
Clubinho da Leitura O espaço do clubinho de leitura foi um sucesso de público durante os fins de semana de férias na Potycabana. No local, o universo dos livros esteve disponível para deficientes visuais e auditivos, através de instrutores e livros em braille, para os deficientes visuais, e a garantia da contação de histórias com intérprete em libras, para os deficientes auditivos.
A imaginação da criançada rolou solta no clubinho, que teve como intuito fomentar o interesse pela leitura e a inclusão social.
Equilíbrio e rampas O Slack Sound, evento de slakline, foi um sucesso, de acordo com a organizadora Andréia Rocha. “Aqui participaram pessoas de todas as idades e tivemos até uma deficiente visual praticando. O teresinense já abraçou a prática do slackline e o esporte já possui um espaço fixo na Potycabana que passará por mais algumas adequações”, pontua.
A modalidade vem ganhando novos adeptos como a estudante Lara Maria, de 11 anos, que praticou slackline pela primeira vez no último fim de semana. “Eu nunca tinha feito isso, mas gostei bastante e pretendo vir outras vezes”, afirmou.
Para o organizador do circuito de skate, Thiago Costa, o evento trouxe uma visibilidade muito positiva ao esporte. “Nós tivemos muitos inscritos. Eu sou skatista e participo também da associação, então tenho contato direto com a galera e percebo a visibilidade que o skate vem ganhando”, destacou.
O jovem Danilo Araújo, de 12 anos, foi campeão do torneio na categoria mirim masculino. “Essa foi a primeira vez que eu fui premiado e eu gostei bastante. Todos os dias eu ando de skate aqui na Potycabana”, conta o estudante.
Peça Infantil Vários personagens e diferentes histórias povoaram o palco da Nova Potycabana, durante a colônia de férias. No último domingo (28), quem alegrou as crianças foi a peça Umas e Outras de João Trancos, da companhia piauiense de teatro Pé-de-Moleque.
O espetáculo contou a história de quatro causos nordestinos sendo narrados por João Trancoso. O primeiro conta a vida do compadre Belo, que é engolido por uma baleia. O segundo fala sobre o medo das crianças de tomarem vacina. O terceiro sobre educação no trânsito e o último sobre a supervalorização do belo.
Criatividade do Piauiense As riquezas do artesanato piauiense estiveram disponíveis aos visitantes do parque. Artesãos realizaram exposição e venda de peças, através do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart). Pelo programa, a programação também agregou as oficinas de cerâmica, escultura em madeira e bijuteria que estimularam a criatividade e fizeram muito sucesso, principalmente com as crianças.