Três postos de Teresina tiveram os bicos de bombas de gasolina comum e diesel interditados por conta do aumento indevido nos preços dos combustíveis durante uma operação realizada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e pela Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccoterc), na manhã desta sexta-feira (18).
“Essa operação foi realizada em razão dos postos terem realizado o aumento no preço dos combustíveis sem receber um novo estoque, segundo determina a recomendação da ANP. Então, nesse caso, o consumidor é prejudicado porque o fornecedor está praticando abusivamente esses preços. Essa operação teve a função educativa para que os postos não tenham a mesma conduta”, declarou o coordenador do Procon, Nivaldo Ribeiro.
No total, 16 bicos foram lacrados durante a ação de fiscalização. Segundo o Procon, os postos autuados são reincidentes nas práticas abusivas de preços.
Na quarta-feira (16), começou a valer o reajuste nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras. Porém, consumidores relataram que postos de combustíveis em Teresina começaram a repassar o aumento aos clientes ainda na terça (15). A gasolina já é vendida a R$ 5,99.