A falta de vacinas contra a gripe continua em alguns nos postos de Teresina. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, mais de 70 mil doses são esperadas nesta terça-feira (15) para completar as 192 mil disponibilizadas para a capital.
Ele destacou que as novas doses devem reabastecer os postos, onde o estoque se esgotou ainda no início do Dia D de vacinação realizada no sábado (12). De acordo com a FMS, o problema ocorreu devido a grande procura e que o Ministério da Saúde é responsável pela logística de envio das doses.
"O Ministério da Saúde não tem doses suficientes para vacinar toda a população, por isso foram selecionados os grupos mais sucetivéis a doença. É natural as demais pessoas quererem ser imunizadas, mas é preciso destacar que Teresina está tranquila com relação ao número de casos", pontuou Sílvio Mendes.
Conforme o presidente, mais de de 100 casos de H1N1 são investigados em Teresina. Atualmente 32 registros foram confirmados, sendo 17 casos com síndrome gripal e 15 com síndrome respiratória aguda grave. Uma morte foi notificada resultante da infecção do vírus da Influenza A.
A vacina da gripe protege contra os vírus da influenza A - H1N1, influenza A - H3N2 e da influenza B. Os grupos prioritários da campanhã são: crianças de 6 meses a menor de 5 anos, gestantes, puérperas, maiores de 60 anos, professores em sala de aula tanto de escolas particulares como públicas, presos e portadores de doenças crônicas graves.