Publicada em 29 de Dezembro de 2015 �s 08h23
O Piauí tem se consolidado como um dos estados mais transparentes do País. Não é à toa. Desde quando foi instituído o Portal da Transparência no Estado, por meio da Lei Ordinária Nº 6.020/2010, o Poder Executivo Estadual têm buscado não só cumprir a legislação, mas criar ferramentas que facilitem o entendimento do cidadão quanto às informações disponibilizadas.
Este ano, o Portal da Transparência ganhou uma funcionalidade que torna mais dinâmica e fácil a consulta de convênios firmados pelo Estado. O módulo, que já fazia parte do Portal, ganhou novos mecanismos de busca e análise de informações. Por meio dele, é possível, por exemplo, emitir gráficos, realizar agrupamentos, classificar os dados por ordem crescente ou decrescente e, inclusive, fazer download dos dados nos formatos, CSV, PDF e HTML.
As mudanças foram desenvolvidas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável por gerenciar o Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, auditor governamental Márcio Barros, o objetivo principal é melhorar o acesso às informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado. "As novas funcionalidades do módulo de convênios vão além de simples consultas a dados: Irão possibilitar que a sociedade acompanhe a gestão efetivamente, podendo realizar uma análise mais minuciosa das informações que estão no Portal", disse Márcio Barros.
Por meio da ferramenta, é possível consultar, por exemplo, quais os maiores valores de contrapartida ou de repasse, quais órgãos que possuem, percentualmente, o maior valor de convênios firmados, entre outros tipos de pesquisa. E com esses dados, o cidadão poderá extraí-los para uma planilha e gerar outros agrupamentos e gráficos.
A melhoria no sistema de disponibilização das informações sobre convênios é apenas uma das ações de aperfeiçoamento do Portal da Transparência do Estado. Agora, o site também possui um link para o Portal da Transparência dos Municípios, que redireciona para o sistema do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, ainda, um link para a página de Parcerias Público Privadas (PPPs).
De acordo com Márcio Barros, outras mudanças devem ser realizadas com o intuito de melhorar o acesso às informações. "Estamos fazendo uma reestruturação do Portal da Transparência, adequando os módulos que estão no Portal e adaptando para que o cidadão consiga fazer pesquisas gerenciais. O módulo de convênios já está em pleno funcionamento, mas também vamos fazer alterações na ferramenta de servidores e em todas as outras. A nossa ideia é tornar todo o Portal mais acessível, de forma que o cidadão possa fazer consulta de maneira mais homogênea", avalia o gerente de Tecnologia da Informação da CGE.