O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) seguiu a decisão já tomada pela CBF no último sábado e anunciou, na noite deste domingo, que o Estádio Arruda, do Santa Cruz, em Recife, estará com os portões fechados nos dois próximos jogos do clube na arena.
A punição se deu em virtude da morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes Silva, que foi atingido por um vaso sanitário atirado de uma altura de 15 metros na saída do jogo entre Santa Cruz e Paraná, na última sexta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A primeira partida sem torcida será na próxima quarta, às 22h, contra a equipe do Lagarto, de Sergipe, pela Copa do Brasil. O segundo compromisso do time pernambucano no Arruda sem torcida será no sábado seguinte, contra o Luverdense, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Além da punição ao clube, as torcidas organizadas do Santa Cruz também receberam uma sanção: estão proibidas de entrar em qualquer estádio brasileiro até que seja identificado o torcedor que atirou o vaso sanitário na última sexta.
Neste domingo, a presidente Dilma Rousseff fez uso de sua conta oficial no microblog Twitter neste sábado para comentar a morte do torcedor. A presidente postou cinco mensagens seguidas para comentar o episódio. Nelas, defendeu ser urgente a instalação dentro dos estádios de delegacias especializadas na investigação e no combate aos crimes cometidos em praças esportivas.
Dilma escreveu: "O País que ama o futebol não pode ser tolerante com a violência nos estádios. A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva, depois de uma partida de futebol no Recife, é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. A violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela paz nos estádios". Todas as postagens de Dilma foram acompanhadas pela hashtag #PazNosEstádios.
No início da tarde deste domingo, a Federação Pernambucana de Futebol, em parceria com a ONG Disque-Denúncia Pernambuco, anunciou uma recompensa de até R$ 5.000 para quem tiver informações que levem a identificar o suspeito de arremessar o vaso sanitário que matou Paulo Ricardo.
A diretoria do Santa Cruz, proprietário do estádio Arruda, forneceu à Polícia Civil de Pernambuco imagens do circuito interno de segurança da arena, a fim de facilitar a identificação dos envolvidos.
Quem tiver informações sobre o caso poderá telefonar para o número 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, para quem estiver no interior do Estado ou em outra parte do país.