Publicada em 20 de Fevereiro de 2014 �s 14h10
A Ouvidoria Geral do Estado participou, no último fim de semana, do projeto Cidadania Ativa no município de Amarante. Na ocasião, os técnicos da OGE coletaram manifestações da comunidade e divulgaram as ações do órgão.
De maneira geral, a população avaliou o atual governo de uma forma positiva e fez elogios às ações do governador Wilson Martins em Amarante. Nas manifestações coletadas, a população demonstrou também que se precisa avançar ainda mais nas áreas da Saúde e Educação do município. Na opinião da comunidade, o Governo deve investir mais nestes setores, assim como deve realizar mais concursos para professores estaduais. A comunidade também pediu mais segurança e reivindicou mais fiscalização estadual dentro dos municípios.
O Projeto Cidadania Ativa é realizado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e prestou vários serviços de cidadania no município como: verificação de pressão arterial; emissão de fotografia para documentação; espaço infantil (atividades lúdicas, brinquedoteca, oficina de desenho; pintura de rosto e atividades recreativas); oficina de beleza (corte de cabelo, hidratação e limpeza de pele); avaliação nutricional e informações sobre programas sociais (CadÚnico, Busca Ativa, Bolsa Família, Passe Livre para idoso e para deficiente) e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Sistema Nacional de Emprego (SinePiauí) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí, parceiros do Projeto Cidadania Ativa, levaram os serviços de expedição de carteiras de trabalho e identidade, respectivamente.
A Ouvidoria Geral do Estado, como parceira permanente do projeto, está presente em todas as edições do Cidadania Ativa dentro do Estado.