Inaugurada há pouco mais de três meses, a ponte do Mocambinho mudou a realidade de milhares de famílias. O acesso às duas regiões da capital solucionou um problema antigo do trânsito da cidade e encurtou a distância entre o Centro e a região Leste.
A ponte Leonel Brizola facilita a vida de muitos teresinenses que moram nos bairros da zona Norte, como Mocambinho, Buenos Aires, Alto Alegre, entre outros, que interligam a bairros da zona Leste, como Anita Ferraz, Socopo, Pedra Mole, e vice-versa. “Um percurso que antes era feito em 25 minutos hoje não passa de 10 para eu chegar ao Centro.”, lembra a moradora Maria Fortunato, do Bairro Pedra Mole.
A ponte do Mocambinho é também o principal meio de ligação das famílias que residem no Jacinta Andrade e trabalham na zona central da capital. Segundo a dona de casa Cristiane Pereira, ela é fundamental para as famílias que moram no residencial. “Aqui, para nós, ela é fundamental, não consigo imaginar essa região sem essa ponte”, explica.
Com 500 metros de comprimento por 4,2 metros de largura, a ponte possui duas pistas de rolamento, além da parte para pedestres e bicicleta. É também a pioneira do Estado a utilizar o sistema de iluminação sustentável, por meio da energia solar, são oito postes, cada um deles com placa que capta energia durante o dia.