Publicada em 23 de Agosto de 2011 �s 22h35
Elmano Férrer, prefeito de Teresina, participou na manhã de hoje, da conferência e destacou as políticas que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social - Semtcas e também abordou a possiblidade da criação de uma coordenadoria municipal em defesa dos direitos da mulher. "É importante ter órgãos que planejem e executem políticas de atendimento à mulher, principalmente as que são vítimas de violência", declarou.
A coordenadora municipal da Mulher de São Luís, Sandra Torres, que proferiu a conferência magna, destacou que as mulheres das camadas menos favorecidas são as maiores vítimas da violência do marido.
"Vivendo em situação de pobreza, elas precisam solicitar os serviços públicos e estes casos terminam tendo maior visibilidade. Por isso, elas precisam de maior retaguarda. O fortalecimento do empoderamento das mulheres é justamente a inserção do mercado de trabalho", pontua Sandra Torres, lembrando que muitas mulheres precisam voltar para casa após denunciarem os maridos nas delegacias. "Elas não tem emprego e precisam se submeter aos maridos", diz.
O prefeito Elmano Férrer mostrou que valoriza as mulheres quando nomeou 13 representantes femininas para ocupar cargos de primeiro escalão em sua gestão. "O empoderamento das mulheres é crescente no Brasil. Elas estão conquistando cada vez mais políticas públicas, estão ocupando cada vez mais cargos de chefia. A presidente do país é uma mulher. Precisamos pensar políticas públicas para reduzir índices de violência e dar às mulheres as oportunidades de emprego e renda", disse Elmano.
A Secretária da Semtcas, Graça Amorim, destaca que a II Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, objetiva a construção da igualdade de gênero e a conquista de mais espaços para mulheres. "Nós somos cada vez mais representativas nos cargos de poder. Somos também a maioria do eleitorado. Pensar em políticas públicas para as mulheres é um exercício de cidadania, então nada mais justo, que lutarmos para a implantação de benefícios garantidos por lei, como por exemplo, a creche em tempo integral que vai permitir que as mulheres possam ocupar seu espaço no mercado sem precisar se preocupar com a segurança dos filhos", declara.
Simone Pereira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, afirma que o CMDM tem como objetivo principal o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, mas principalmente a autonomia das mulheres, que é o foco da II Conferência Municipal. "O colegiado do CMDM foi eleito em novembro de 2010, temos, portanto, um colegiado novo. Mas desde o início nós temos trabalhado para principalmente resgatar a credibilidade do conselho. É um desafio enriquecedor e agora é hora de mostrar para a sociedade nosso compromisso para fortalecer as políticas públicas para mulheres", declara.