A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Presença, com objetivo de combater a criminalidade em Teresina. A ação policial teve início com barreiras e policiamento ostensivo nos bairros Santa Maria da Codipi, na Zona Norte da capital e Angelim, na Zona Sul.
De acordo com o coordenador da Gerência de Polícia Especializada (GPE), delegado Matheus Zanatta, a operação foi baseada nas estatísticas do relatório Indicadores da Criminalidade divulgado pela SPP na terça-feira (8). “Fizemos estudos para saber os horários em que há mais índices de criminalidades e os locais”, informou ao G1.
O levantamento feito pela SPP aponta que os bairros Santa Maria da Codipi e Angelim estão entre os que registraram os maiores índices de roubo em Teresina em 2018. O Santa Maria também concentra o maior número de homicídios registrados na capital no ano passado.
"Vamos atuar em vários pontos específicos da cidade para diminuir os índices de criminalidade em Teresina. Faremos isso apreendendo drogas, armas, carros roubados e também cumprindo mandados de prisão de pessoas foragidas", afirmou Matheus Zanatta.
A operação conta com a Polícia Militar e delegacias especializadas da Polícia Civil. Mais de 150 abordagens foram realizadas nas primeiras horas e uma pessoa foi conduzida para a Central de Flagrantes de Teresina após ser flagrada com uma substância análoga à cocaína e uma quantia em dinheiro.