Policiais do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) realizaram uma operação em vários pontos de Teresina. Segundo o major Nilmarcos, são pelo menos 10 viaturas, três trios de motos, cerca de 60 homens que atuaram com a intenção de apreender armas de fogo e combater o tráfico de drogas atuando nos locais mais críticos da cidade.
“A operação denominada Venare vai dar reforço aos batalhões da capital. Nossa intenção é reduzir o índice de criminalidade. Vamos agir forte na questão do tráfico de drogas e suspeitos que portam armas, pois sabemos que isso são os fatores para que ocorram homicídios e assaltos”, contou.
Além dos policiais da Rone, também participaram da operação os policiais dos batalhões de cada região. “Os militares dos batalhões já tem um conhecimento prévio de pontos vulneráveis. É justamente nesses lugares que iremos atuar. Já temos levantamentos de possíveis locais onde comercializam drogas. Além dos crimes, a polícia também fará a captura de possíveis fugitivos do sistema prisional”, afirmou.
Uma das estratégias dos trios de motos é evitar a fuga de possíveis criminosos. “A maioria dos assaltos são cometidos por bandidos usando motocicletas potentes em delitos, principalmente em assaltos por conta da agilidade no momento de fuga", analisou o major. A Rone planeja atuar em várias áreas da cidade, principalmente para coibir o aumento da criminalidade onde os índices são mais críticos.
"Nós temos um equipamento que nós buscamos o ideal que é uma moto mais potente do que o que está sendo utilizado pela criminalidade, mas dependente disso a gente busca fazer esse combate com o mesmo equipamento que está sendo usado por eles de forma diferenciada que é a utilização dessas técnicas que vão aperfeiçoar a qualidade dessa máquina”, disse.