O Governo do Piauí lançou o Gov.Pi Cidadão (disponível também nas lojas de aplicativo) nesta segunda-feira (18). A plataforma pretende proporcionar aos piauienses um ambiente virtual seguro para acessar serviços governamentais. Serão contempladas áreas como trânsito, educação, saúde, vigilância sanitária e outras.
Ellen Gera, Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ETIPI), explicou que o projeto visa diminuir as filas e levar facilidade para o acesso aos serviços públicos.
“A plataforma está no ar neste momento. O cidadão pode acessar por meio da plataforma e serve tanto acesso para empresas quanto ao cidadão. Já são mais de 50 serviços, e a cada mês nós iremos agregar novos, vamos chegar até o final do ano com pelo menos 100 serviços implantados na plataforma”, destacou.
Exemplo de serviços
Das 10 áreas contempladas do Governo, uma é a área do trânsito, referente ao Detran, um dos serviços mais burocráticos do estado.
“Hoje o Detran, por exemplo, para acessar uma CRLV, você tem que informar o seu Renavan, CPF, a placa. Para emitir uma multa também tem que fazer outra consulta. IPVA tem que ir na página da Sefaz. Agora com o Gov.pi Cidadão. Você loga no portal e tudo isso já tá disponível por meio do seu login centralizado, já vai ter todos esses serviços na palma da mão” disse Ellen Gera.
Acesso à tecnologia
Ellen Gera afirma que o governo reconhece que nem todos têm acesso à tecnologia, e, portanto, os serviços presenciais continuarão a ser oferecidos normalmente.
"O Governo digital não substitui o Governo presencial. O Governo presencial continua, e agora o que nós estamos agregando é uma facilidade maior para o cidadão por meio de tecnologia”, salienta.
Com essa nova plataforma, secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais disponibilizarão serviços online para a população. Inicialmente, cerca de 50 serviços de 13 secretarias estaduais estarão disponíveis, com mais a serem adicionados gradualmente.
O modelo adotado no Piauí segue o sucesso do governo da Estônia, onde a grande maioria dos serviços governamentais é oferecida online, e quase toda a população possui identificação eletrônica.
Além disso, o governo do Piauí tem implementado outras inovações tecnológicas, como o serviço de telessaúde, que eliminou filas de atendimento médico no interior do estado. A tecnologia também permitiu que os piauienses participassem digitalmente das decisões do governo sobre investimentos no programa de Orçamento Popular (OPA) por meio do aplicativo Colab.
Essas iniciativas fazem parte do esforço contínuo do governo para modernizar os serviços públicos e torná-los mais eficientes para a população e para os servidores públicos, com ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Portal do Servidor, que oferece recursos exclusivos para os funcionários públicos, como acesso ao contracheque e e-mails corporativos.